terça-feira, 23 de abril de 2013


Reflexão: VIGILÂNCIA, O SENTINELA DA FÉ!




Não há nada neste mundo mais precioso, mais sublime, mais glorioso do que a nossa fé, pois ela é o tesouro encontrado num terreno acidentado chamado mundo, exatamente porque ela é o único veículo que nos conduz a salvação, sem ela é impossível o ser humano ultrapassar as nuvens e chegar ao trono de Deus, é com ela que invadimos o inferno em resgate as almas que lá estão, mas também é ela que se torna um escudo capaz de nos proteger de todas as investidas satânicas.

Esse veículo tão precioso precisa ser blindado, para que nossos inimigos não consigam atingi-lo, sabemos que o material usado para blindar um veículo comum é o aço, mas qual material que podemos usar para blindar nossa fé?


A vigilância é esse material, ela é o, sentinela que fica vinte e quatro horas por dia de plantão nas cinco portas que podem dar acesso ao diabo.


Cingido esteja o vosso corpo, e acesas, as vossas candeias. Sede vós semelhantes a homens que esperam pelo seu senhor, ao voltar ele das festas de casamento; para que, quando vier e bater à porta, logo lhe abram.


Bem-aventurados aqueles servos a quem o Senhor, quando vier, os encontre vigilantes; em verdade vos afirmo que ele há de cingir-se, dar-lhes lugar a mesa e, aproximando-se os servirá. Lucas 12:35...


A vigilância filtra a porta da mente, para que pensamentos diabólicos não consigam penetrar em nosso ser. Colossenses 3:2. Ela filtra o que olhamos, para que não venhamos cair pela cobiça. Gênesis 3:6. Ela filtra o que ouvimos, para que possamos dar ouvidos somente ao que edifica. Prov. 28:9. Ela filtra nossos lábios para que possamos confessar somente vitorias e não derrotas, fé e não dúvidas, Mateus 12:36,37. Ela filtra a entrada do coração para que o diabo não consiga entrar com sentimentos e emoções que nos fazem enfraquecer e perder nossa salvação. Provérbios 4:23


Por isso que nosso Senhor colocou a vigilância em primeiro lugar antes até mesmo da oração quando estamos travando uma guerra contra as falanges espirituais do inferno.

Vigiai e orai, para que não entreis em tentação; o espírito, na verdade, está pronto, mas a carne é fraca. Mateus 26:41

domingo, 21 de abril de 2013


Não Confiando em Nossa Imaginação
A minha palavra e a minha pregação não consistiram em linguagem persuasiva de sabedoria, mas em demonstração do Espírito e de poder. I Cor. 2:4.
meditacao
Vi que há perigo em cada novo aspecto de experiência na igreja, porque alguns ouvem coisas com um espírito tão forte. Embora alguns professores sejam fortes e eficientes no ensino, no ramo das doutrinas bíblicas, nem todos eles são homens que têm conhecimento da vida prática, e possam aconselhar as mentes perplexas com certeza e segurança. Não discernem a situação embaraçosa que certamente sobrevirá a cada família que faça uma mudança. Portanto, sejam todos cuidadosos quanto ao que dizem; se não sabem qual é a vontade de Deus em algum assunto, nunca falem usando um eu penso, assim suponho. Se não sabem uma coisa definida, digam-no, e deixem a pessoa fiar-se inteiramente em Deus. Façam-se muitas orações, até mesmo com jejum, para que ninguém ande em trevas, mas na luz, como Deus está na luz.

Podemos esperar que algo irrompa agora fora e dentro de nossas fileiras; e há mentes não disciplinadas pela graça do Espírito Santo, que não têm praticado as palavras de Cristo e que não compreendem as atuações do Espírito de Deus, os quais seguirão um procedimento errôneo por não seguirem inteiramente a Jesus. Eles seguem o impulso e sua própria imaginação.

Nada se faça de maneira desordenada, para que não haja grande perda ou sacrifício de propriedade, devido a discursos ardentes e impulsivos que despertam um entusiasmo que não é segundo a vontade de Deus; para que, por falta de equilibrada moderação, e devida contemplação, e de sadios princípios e propósitos, uma vitória que necessitava ser ganha se transforme em derrota. Haja sábia liderança nessa questão, e todos procedam sob a orientação de um Conselheiro sábio e invisível, que é Deus. Elementos humanos lutarão pelo domínio, e pode ser que se faça uma obra que não tenha a aprovação divina. Special Testimonies Relating to Various Matters in Battle Creek, págs. 17 e 18.

quarta-feira, 17 de abril de 2013

A BENÇÃO DE DEUS É SEM MEDIDA.

Achadas as Tuas palavras, logo as comi; as Tuas palavras me foram gozo e alegria para o coração, pois pelo Teu nome sou chamado, ó Senhor, Deus dos Exércitos. Jer. 15:16.
meditacao
Há constante necessidade de paciência, delicadeza, abnegação e altruísmo na prática da religião da Bíblia. Mas se a Palavra de Deus é feita um princípio permanente em nossa vida, tudo que tivermos de fazer, cada palavra, cada ato, mesmo que trivial, revelará que somos sujeitos a Jesus Cristo, que até nossos pensamentos foram levados cativos a Ele. Se a Palavra de Deus é recebida no coração, esvaziará a alma da auto-suficiência e presunção. Nossa vida será um poder para o bem, porque o Espírito Santo nos encherá a mente com as coisas de Deus. A religião de Cristo será praticada por nós; pois nossa vontade está em perfeita conformidade com a vontade de Deus.

Alguns que professam ter a verdadeira religião lamentavelmente negligenciam o Livro-guia dado por Deus para orientar no caminho do Céu. Eles podem ler a Bíblia, mas a mera leitura da Palavra de Deus, como se lessem palavras escritas pela pena humana, dará apenas um conhecimento superficial. Falar da verdade não santificará os recebedores. Eles podem pretender estar trabalhando para Deus, quando, estivesse Cristo entre eles, Sua voz seria ouvida, dizendo: "Errais, não conhecendo as Escrituras nem o poder de Deus." Mat. 22:29. Tais pessoas não podem conhecer o que significa a religião verdadeira.

"As palavras que Eu vos tenho dito são espírito e são vida", disse Cristo. João 6:63. Jeremias dá testemunho da Palavra de Deus, dizendo: "Achadas as Tuas palavras, logo as comi; as Tuas palavras me foram gozo e alegria para o coração." Há cura divina na Palavra de Deus, que os pretensos sábios e prudentes não podem experimentar, mas é revelada a criancinhas. "A revelação das Tuas palavras esclarece e dá entendimento aos simples." Sal. 119:130. Se for entesourada no coração, essa Palavra torna-se o depósito da mente, de que tiramos coisas novas e coisas velhas. Não temos mais prazer em pensar nas coisas comuns da Terra, mas dizemos: "Lâmpada para os meus pés é a Tua Palavra e luz, para os meus caminhos." Sal. 119:105.Review and Herald, 4 de maio de 1897.

quinta-feira, 11 de abril de 2013

O LIMPADOR DE PARA BRISA.
 
O dia amanheceu nublado



Como a meteorologia previu, aquela quarta-feira seria chuvosa, portanto, todos deveriam sair prevenidos, munidos de guarda-chuva, casaco e muita paciência para enfrentar o caos das grandes metrópoles em dias como esse. 

Pedro não costuma ir para o trabalho de carro, mas naquele dia não viu outra saída. Era a chance que teria de chegar no horário, já que havia acordado com 1 hora de atraso. Isso também era exceção. Sempre muito pontual, Pedro nunca gostou de chegar atrasado ao trabalho, por isso, sempre sai de casa adiantado, pois sabe que imprevistos acontecem - ora é o trânsito congestionado, ora é o ônibus que demora a passar mais do que o habitual. Enfim, nunca sabemos o que pode acontecer, e Pedro é do tipo que prefere se prevenir para evitar aborrecimentos. 

Aquela quarta-feira prometia. 

Depois do trabalho, pretendia ir direto para a igreja, embora, ultimamente, andasse um pouco desanimado, devido à correria do dia-a-dia. Mesmo assim, se esforçava para ir, contrariava a vontade do corpo, que pedia descanso, e ia. Muitas vezes, chegava no meio da pregação, sentava ao fundo para não atrapalhar o pastor, e fazia força para não dormir, vencido pelo cansaço. 

Era uma luta diária. 

Convertido já há alguns anos, Pedro sempre foi um membro ativo, fervoroso. Sempre evangelizava. Quando não ia evangelizar, convidava um vizinho ou conhecido para ir à igreja, principalmente aqueles que ele sabia que estavam sofrendo. Queria que todos conhecessem o Deus que havia transformado a sua vida. 

Mas de uns tempos para cá Pedro sentia-se desanimado, às vezes, até sem fé. 

Devido às responsabilidades que haviam aumentado no seu trabalho - por conta de uma promoção que conquistou após ter participado de uma campanha de fé -, ele ultimamente sentia-se muito esgotado, e por isso, passou ir à igreja apenas duas vezes por semana, às quartas e aos domingos. 

Sua leitura diária da Bíblia também já não acontecia mais. Tudo que queria era cair na cama para descansar e recobrar as forças para o dia seguinte. Muitas vezes queria orar antes de dormir, mas acabava rendendo-se ao cansaço, sob o pretexto de que oraria ao acordar, coisa que também acabava não acontecendo. 

Passaram-se dias e meses, e Pedro sentia-se cada vez mais cobrado por Deus a despertar e voltar a agir a fé como sempre fez. Não foram poucas as vezes que Pedro prometeu a Deus que voltaria a ser como antes. Mas, no dia seguinte, tudo continuava igual. Ele sempre protelando. 

A chuva ainda não havia começado. Era preciso se apressar para que conseguisse chegar ao trabalho antes dela. O céu já estava encoberto por nuvens carregadas. Ele tinha pouco tempo antes do aguaceiro desabar. 

Faltavam algumas quadras para Pedro finalmente chegar ao trabalho quando, de repente, trovões e relâmpagos anunciaram a chegada da chuva. Os pingos fortes o impediam de enxergar qualquer coisa à sua frente. Ele rapidamente ligou o limpador de para-brisa, que, para sua surpresa, não funcionou. Inacreditável! Como isso poderia estar acontecendo? Faltavam apenas algumas quadras e ele simplesmente não conseguia sair do lugar, sob o risco de provocar um acidente. 

Inconformado, Pedro viu-se obrigado a ficar parado até que a chuva resolvesse dar uma trégua e ele pudesse continuar o seu trajeto. 

Já estava parado havia algum tempo quando, numa nova tentativa, o limpador voltou a funcionar e ele pôde então chegar ao seu destino. 

Assim acontece quando não exercitamos a nossa fé. A exemplo do para-brisa que não funcionou, obrigando-o a parar, o mesmo se dá quando deixamos de agir a fé, deixamos de orar e meditar na Palavra de Deus, ou seja, quando descuidamos da nossa vida espiritual. Ficamos estagnados, nossa visão fica comprometida. Ficamos impedidos de avançar e atingir nosso objetivo, que talvez esteja há apenas algumas quadras de nós, mas, por conta da chuva - problemas que nos sobrevêm -, ficamos imobilizados, esperando que eles se resolvam por si só, o que não acontece, a não ser que ajamos a nossa fé. 

A fé é como o limpador de para-brisa, que uma vez ligado, a chuva – problemas e obstáculos – não nos impede de continuar e vencer.

quarta-feira, 3 de abril de 2013

Maneiras Pelas Quais o Espírito nos Guia
As Minhas ovelhas ouvem a Minha voz; Eu as conheço, e elas Me seguem. João 10:27.
meditacao
Jesus espera que todos os que afirmam ser Seus soldados prestem serviço a Ele. Espera que reconheçais o inimigo e resistais a ele, não o convidando a gozar de vossa confiança e traindo assim um depósito sagrado. O Senhor vos colocou numa posição em que podeis ser elevados e enobrecidos, e estar constantemente obtendo aptidão para o Seu trabalho. Se não obtiverdes essas qualificações, a culpa será vossa.

Há três maneiras pelas quais o Senhor nos revela Sua vontade, para nos guiar e para habilitar-nos a guiar a outros. Como podemos distinguir Sua voz da de um estranho? Como havemos de distingui-la da voz de um falso pastor? Deus nos manifesta Sua vontade na Sua Palavra, as Escrituras Sagradas. Sua voz revela-se também em Suas atuações providenciais; e nós a reconheceremos, se dEle não separarmos a alma, andando em nossos próprios caminhos, agindo segundo nossa vontade, e seguindo os impulsos de um coração não santificado, até que o senso se torna tão confuso que as coisas eternas deixam de ser discernidas, e a voz de Satanás é tão disfarçada que se aceita como a voz de Deus.

Outro modo pelo qual se ouve a voz do Senhor, é mediante os apelos de Seu Santo Espírito, produzindo no coração impressões que se desenvolverão no caráter. Se estais em dúvida quanto a qualquer ponto, consultai primeiro as Escrituras. Se realmente começastes a vida da fé, tendes-vos entregado ao Senhor, para ser inteiramente Seus, e Ele vos tem aceitado para vos moldar e afeiçoar segundo o Seu desígnio, para que sejais um vaso para honra. Deveis sentir sincero desejo de ser maleáveis em Suas mãos, seguindo aonde quer que Ele vos dirija. Estais então confiando nEle para que realize Seus desígnios, ao mesmo tempo que com Ele cooperais, desenvolvendo a vossa salvação com temor e tremor. Você, meu irmão, encontrará dificuldade aqui, porque ainda não aprendeu, por experiência pessoal, a reconhecer a voz do Bom Pastor, e isso o deixa em dúvida e perigo. Precisa ser capaz de distinguir-Lhe a voz.